Dreina's Blog

Blog da Andreina

Remédios para aumentar a inteligência!

foto3x4

Essa semana eu estive lendo uma matéria de capa, “Existe remédios para ficar mais inteligente?”, na revista Época . O artigo tem se feito conhecido e foi publicado por cientistas pesquisadores na revista Nature, o que defendia essa medicação. Eles dizem que o uso de remédios controlados por médicos pode ajudar o desempenho cerebral e estimular a memória e inteligência. Esses remédios, indicado para pessoas que sofrem de problemas mentais e para tratamento de pessoas com déficit de atenção ou com problemas de sono e memória (Ritalina, o Adderall e o Provigil) é defendida também como um estimulante para a concentração nos estudos.

Algumas empresas americanas já tem usado o remédio para aumentar o desenvolvimento mental.

No Brasil, os remédios acima citados são de tarja preta, ou seja, são vendidos apenas com prescrição médica, porém a matéria fala que cada vez mais brasileiros estão tomando as drogas para aumentar a concentração e e tentarem ficar mais inteligentes.

Vou falar resumidamente a respeito da matéria.

Atualmente estão sendo produzidas cerca de 600 drogas para distúrbios neurológicos, e a sua grande maioria será reprovada por órgãos que regularizam a saúde, porem, muitos estarão em farmácias do mundo inteiro. Cada uma dessa 600 drogas tem um ponto específico onde atuar e regularizam a tenção, a percepção, o aprendizado, a memoria recente, a memoria de fundo, a capacidade de tomar decisões, a linguagem. Esses medicamentos são indicados em sua grande maioria a pacientes portadores do mal de Alzheimer, demência ou déficit de atenção para que consigam levar uma vida mais próxima do normal.

Porém tudo leva a crer que não serão apensa portadores de doenças cerebrais que usarão os medicamentos. Quem não lembra do Viagra? Produzido para auxiliar homens com problema de ereção, tornou-se campeão de vendas porque milhões de pessoas que não tinham o sintoma resolveram experimentá-lo.

Os impulsos correm entre os neurônios como sinais elétricos e passam de uma para o outro com a ajuda dessas substancias químicas.

foto3x4 001 Cópia de foto3x4 001

Na era do conhecimento, muitas pessoas buscam aquilo que mais atrai: cérebros melhores.

Um estudo feito na Universidade de Michigan, citado na revista New York, concluiu que 4,1% dos universitários de 19 faculdades americanas usaram estimulantes sem receita medica em 2004.

Na grande maioria, o seu uso é usado para manter a energia durante o dia e efetuar as tarefassem uma queda de ritmo de produtividade como uma fonte de energia extra para a vida social.

A principal questão negativa a respeito seriam os efeitos colaterais. O café (um poderoso estimulante) tem vários efeitos colaterais e é aceito há séculos pela sociedade. Se ao tomar a droga a pessoa já tenha idéias a realizar, a droga ajuda a ordená-las e pô-las em prática, mas se ao invés, o remedia apenas cria uma disposição infrutífera.

Positiva ou negativa, as drogas continuam a venda e a serem pesquisadas. A grande promessa é a droga composta por pakines, que atua sobre o neurotransmissor glutamato, essencial nos circuitos ligados a memória. A curiosidade é que a droga serve tanto para melhorar a memória como para apagar fatos do cérebro pois o processo de desaprender é algo é similar ao de aprender, segundo os neurologistas. |O esquecimento pode ser muito bom em alguns casos, como por exemplo, o tratamento de pessoas com distúrbios pós-traumáticos muito fortes ou até “reprogramar” o cérebro para se livrar de um determinado vicio.

0,,20698813,00

O ENIGMA DO CÉREBRO: Amostras do cérebro de Albert Einstein conservadas para pesquisa. Há 54 anos os cientistas tentam decifrar as origens de uma mente brilhante.

As principais dicas dos cientistas para você melhorar sua inteligência e aproveitar o seu poder mental

1º Pratique exercícios físicos, pois aumentam o numero de vasos sanguíneos no cérebro, melhorando a nutrição e oxigenação dos neurônios. Exercícios também estimulam a geração de células no hipocampo, que é a área do cérebro responsável pela memória, aumentando as conexões com os neurônios;

2º Aproveite as habilidades evolutivas, pois alguns estudiosos dizem que investir nas habilidades de se relacionar aumenta a inteligência. Analise as motivações de outras pessoas e em que elas se diferenciam de você;

3º Repita para lembrar, pis estima-se que o cérebro perca cerca de 90% das informações. Apenas os eventos e fatos marcados pela emoção vão direto para o compartimento destinado à memoria de longo prazo, como o nascimento de um filho ou uma briga. Para gravar os dados que precisamos , o ideal é repeti-los por 30 segundos apos recebe-los e cerca de uma hora depois;

4º Respeite seus limites, pois não fomos programados biologicamente para escrever um testo enquanto conversamos com um amigo pelo MSN e ouvimos musicas(rsrsrs, estou fazendo isso agora, e ainda estou lendo. /);

5º Use vários sentidos. Pessoas que assistiram a um filem ou uma demonstração lembraram 14 dias depois de 50% do conteúdo. As que leram a mesma mensagem lembraram 10%. As que só ouviram, 20%, e as que viram, 30%;

6º Reduza o estresse pois o excesso de cortisol(hormônio liberado em situações estressantes) é toxico e pode matar seus neurônios. A área mais afetada é o hipocampo, que tem funções importantes no aprendizado e na memoria, e que gera novos neurônios;

7º Durma bem. A quantidade de sono varia, mas um descanso no período da tarde é indicado. A Nasa constatou que um cochilo de 26 minutos melhorou em 34% o desempenho de seus pilotos.

foto3x4 002

Willian (Bill) Henry Gates II: Advogado de 83 anos, pai de Bill Gates

Segundo Bill Gates II,pai de Bill Gates III, o segredo para a inteligencia é dar liberdade total aos filhos para irem atras de seus sonhos na adolecencia. Foi issso o que ele fez. Alguém ai contesta?

Não sei se a inteligência já vem de berço, se adquire ou realmente se estimula, mas espero que as pesquisas se aprofundem e se realmente houver um bom remédio sem muitos efeitos colaterais para melhorar a concentração, me avise, tenho uma monografia para terminar e defender em dezembro. Só tenho 6 meses, então, se encontrar, me avisa!

Fonte: Revista Época, 11 de Maio de 2009/ Nº 573

Bju

About these ads

07/06/2009 - Posted by | Curiosidades... | , ,

37 Comentários »

  1. Achei muito bom o texto, eu estava pensando em tomar remedio sem receita, mas depois de ler esse texto decidi estimular minha mente de uma maneira mais saudavel.

    Comentário por ozeias | 20/07/2009

  2. Brigadão. Espero mesmo ter ajudado! Pra mim ajudar é um prazer.
    :p

    Comentário por dreina86 | 20/07/2009

  3. NEURONIOS NÃO SE REGENERAM NEM SE MULTIPLICAM!

    Comentário por RITA | 29/10/2009

  4. “A área mais afetada é o hipocampo, que tem funções importantes no aprendizado e na memoria, e que gera novos neurônios;”
    como é que o hipocampo gera mais neurônios?

    Comentário por crs | 11/11/2009

  5. Segundo Bill Gates II,pai de Bill Gates III, o segredo para a inteligencia é dar liberdade total aos filhos para irem atras de seus sonhos na adolecencia. Foi issso o que ele fez. Alguém ai contesta?

    “Mãe, quero pular de pára-quedas”
    “Vai minha filha”
    “Mas sem pára-quedas”
    “Vai minha filha…mas antes, como vc quer seu caixão nheim”

    Comentário por Beth Fernandes | 12/11/2009

  6. O texto acima é muito inteligente, pois acredito que, há pessoas e pessoas; e, algumas delas ao invés de exercitar seus neurônios colocando-os à prova suas habilidades, simplesmente vão a procura de argumentos mais fáceis e ágeis para resolver o problema tornando-se conseguencia para ela que poderia ser uma pessoa saudável.

    LÌDIA

    Comentário por Lídia G. Dalmazo | 15/02/2010

  7. a credito que a inteligencia deve ser estimulada, se for para uma caussa pozitiva. e se estes medicamentos ,nao calsarem efeitos colaterais, com certeza eu usaria .
    a maquina humana tem que ser amelhor.macacos melhores.

    Comentário por rildo costa | 26/03/2010

  8. cool

    Comentário por eu | 08/04/2010

  9. Gostaria imenso em ser cliente! estou de facto a procura de medicina para pessoal de segurança pessoal! medicina capais de aumentar o nivel de inteligencia e açao neurotica. peço que me envie novidades metabolicas, informações como, onde, como posso obter estes medicamentos!

    Com comprimentos de
    Joaquim Pascoal Chuva
    Lobito-Angola

    Comentário por Joaquim Pascoal Chuva | 10/04/2010

  10. leia sem preguiça

    Comentário por vanda | 28/06/2010

  11. O Medicamento que melhora a atividade cerebral é NOOTRON.

    Comentário por Fabiano | 18/10/2010

  12. Os neuronios devem ser estimulados naturalmente.

    Comentário por Luis Adolfo | 17/12/2010

  13. relativamente a este medicamento tem a dizer que é de facto um bom medicamento dado a sua função cujo o objectivo é ajudar as pessoas na area da inteligencia

    Comentário por joao nogueira | 17/03/2011

  14. Ficar mais inteligente é facil, tem que comparar o cerebro com os musculos os fisiculturista ficam levantando peso e tomando suplementos todos os dias para ficarem fortões, então é só fazer o mesmo com o cerebro exercite-o todos os dias com matematica, fisica, cada coisa que se aprende é uma evolução da sua inteligencia, para conseguir ritalina voces tem que fazer uma consulta com um neurologista e falar que tem problema de atenção e dificuldade de aprendizado e fala que uma vez um neurologista te receitou ritalina e foi muito bom.

    Comentário por Marcelo | 20/06/2011

  15. ALGUEM JA VIU O FILME SEM LIMITES

    Comentário por Tuane sodre | 24/07/2011

  16. Kkkcoisa loucakkk

    Comentário por tuane sodre | 24/07/2011

  17. ja sim show esse filmee …

    Comentário por muito massa esse filme:).. | 27/08/2011

  18. acho que os neurônios se regeneram, mas não todos, pq ele é um sistema nervoso como já vimos, como um músculo após um derrame, ele volta ao normal mas com secuélas, entom o neurônio tbm poderia voltar não!?! um caso a se pensar, pois se estimulado à um ganho de algo, o que seria, não sei , mas à um ganho!

    Comentário por Angelo | 18/09/2011

  19. Exercícios físicos promovem melhor circulação sanguínea e aumenta a imunidade , estimula produção de endorfinas e melhora o desempenho cognitivo, ou seja sedentários são pré-dispostos a envelhecer mais rápido, tem resposta imunológica mais vagarosa, e menor desempenho cognitivo. O que vai diferenciar são as aptidões postas em prática, trabalho, leitura, jogos de lógica, xadrez, caça palavras, rotinas saudáveis.
    Café, Ritalina , nootron e benerva 300mg são estimulantes mas exagero é faz mal, não é quantidade de drogas que te torna inteligente mas a composição e o conjunto de rotinas e hábitos que elevam melhoram o aprendizado.
    Casa quebrada, conviver com sedentários, pessoas arrogantes e baixo auto-estima fazem mal para a psique.
    Recomendo sexo também , mas com cuidado use preservativos, pessoas que fazem sexo vivem de bem com a vida.

    Comentário por Felipe | 21/09/2011

  20. Inteligência é sobretudo genética, tanto quanto a preguiça mental também o é. Muito pode ser adquirido, inclusive a coragem para enfrentar desafios e o desconhecido, mas nenhum remédio pode fazer um asno virar gênio derrepente. Nenhum remédio pode faze-lo calcular um problema de álgebra do segundo grau ou contar até 100 se você só sabe contar até 5, ou no máximo aplicar o cálculo aritmético. Que me desculpem os entusiasmados, mas estão aplicando o golpe da pílula milagrosa. Vai estudar vagabundo!

    Comentário por Roberto | 08/11/2011

  21. Quero saber: quando começo a estudar, me foco, seguindos depois, me pego pensando em outras coisas, aí volte aos estudos, com isso perco foco e tempo e isso acaba me deixando mais ainda ansiosa do que já sou.
    O que pode ser? Existe tratamento, pois sofro com isso, estudo pra concurso, e estou sentindo a maior dificuldade

    Comentário por luzia | 06/12/2011

  22. Pratique exercícios físicos, pois aumentam o numero de vasos sanguíneos no cérebro, melhorando a nutrição e oxigenação dos neurônios”… se fosse assim eu seria super inteligente pois eu malho faz 4 anos, pratico muaythai e jogo futebol americano, mas eu sinto tremenda dificuldade nas materias do curso de engenharia,

    Comentário por Julian | 13/12/2011

  23. o seu texto só tem muito erro de grafia.
    um conteúdo científico desse merecia uma revisão colega, mais capricho.

    Comentário por Boniur | 04/04/2012

  24. Sim, já vi esse filme coisa de louco Marcelo, ….galera toma vergonha, pra turna a memoria não precisa disso, é só estudar pôr a mente em exercícios primeiro todos têm a capacidade de empreender depende do esforço de cada um. Mais brasileiro é assim, não tem o hábito de ler de escrever. “Inveja dos americanos e japoneses” Eu estudo pra concurso e sei disso, quem ler com atenção não esqueci e outra tem várias forma da pessoa colocar o raciocino em prática “segredo “LER ” JORNAIS REVISTA FOFOCA DO VIZINHO DEBATE DE NOTÍCIAS ENTRE AMIGOS… SABE SÃO SEGREDINHOS FORMA SIMPLES E QUE DA UM RESULTADO GRADATIVO… OPS” MENOS DROGA.. MAIS 8 HORAS DE SONO POR NOITE” VALEU GALERA!!! MAIS OUTRA… RSRS JÁ FUI APROVADO EM DOIS CONCURSOS FEDERAIS E GOSTO DE FAZER ISSO ADORO BRINCAR COM ÁS PROVAS DE CONCURSOS …. RSRSS ENQUANTO A BANCA ESTÁ ARMANDO DE LÁ EU FAÇO O MESMO DE CÁ… RSRRS MUITO ESTUDO E LEITURA. MAIS UMA PRA TER UMA BOA MEMÓRIA EXERCÍCIOS FÍSICOS CAMINHADA UMA NAMORADA QUE NÃO ATRAPALHE VOCÊ TBM É ÓTIMO ELA SEMPRE AJUDA VOCÊ… n.seg1985@hotmail.com

    Comentário por Rodrigo | 03/05/2012

  25. EU GOSTARIA DE EXPERIMENTAR (Ritalina, o Adderall e o Provigil) estimulante para a concentração nos estudos.

    Comentário por ailton freitas | 15/05/2012

  26. por que não consigo mim consentrar o que faço para resolver este problema.

    Comentário por ailton freitas | 15/05/2012

  27. repita pra si mesmo que tem uma boa memória, ficar falando que esquece de tudo não vai ajudar em nada! chocolate que vai amendoas ajudam e estimulam o aprendizado! fato!

    Comentário por cynthia | 16/05/2012

  28. estava pensando em tomar remedio para almentar o meu QI mas percebi q nos devemos agir naturalmente!!!:)

    Comentário por Maria Eloá | 22/05/2012

  29. Gostei muito do texto tai a dica para pessoal encontre novas formas saudaveis de estimulaçao dos neoronios e vivam uma vida mais saudavel.

    Comentário por Aline | 03/07/2012

  30. Estou muito precisando de um remedio que mim ajuda para melhora o meu celebro ,minha concetração é uma droga,,esqueço de coisas que era paramim lembra

    ,melinda-dias@hotmail.com,

    Comentário por simone gomes dias | 29/08/2012

  31. qual é o nome do remédio?
    e nomes de mais remedio de inteligencia sem efeito colateral

    Comentário por lucas | 30/08/2012

  32. Bom dia, Estou vendo diversos leitores querendo estimular o cérebro e a inteligencia. Porém como dica acho que primeiro deveriam tentar escrever melhor já é muito estimulante e estimulador escrever “Causar” ao invés de “Calsar” , “fácil” ao invés de “fácil”. O próprio escritor do Blogue em determinado momento onde era para ser uma piada escreve que está assoviando e mascando cana, mais em poucas linhas escorrega na graxa ao dizer “filem” ao invés de “Filme”.

    Para vocês estimularem a inteligencia é só parar de ver novela, e procurar coisas mais interessantes.

    Comentário por Rafael Clarindo da Silva | 04/09/2012

  33. FUMA MACONHA QUE MELHORA !

    Comentário por BOBY MARLEY | 13/09/2012

  34. Estudar vendo filme porno igual estou fazendo agora também é osso….kkkkk

    Comentário por Igmail | 16/09/2012

  35. Thank u.

    Comentário por Gui | 06/10/2012

  36. Poxa, essa parte onde falam p/ fazer exercícios físicos p/ melhorar a inteligencia acho q não é bem assim…
    Nunca ouvir falar q Albert Einstein era algum atleta que ele corria ou fazia natação etc…
    Mas mesmo assim foi um gênio…

    Comentário por Lucas Souza | 09/11/2012

  37. em materia de medicamento, estes são otimos na ordem: Ritalina, Concerta, Nootropil, Ginko biloba, memoriol…

    Comentário por Roger | 14/12/2012


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: